terça-feira, 23 de junho de 2009

MARCOS NA HISTÓRIA DA RECICLAGEM

MARCOS DE UMA HISTÓRIA ANTIGA ATÉ OS NOSSOS DIAS

2.100 a.C.

Os antigos egípcios coletavam e enterravam o lixo das classes sociais mais poderosas.

500 a.C.

A cidade de Atenas decreta que os resíduos devem ser jogados a 2 km de suas muralhas.

200 a.C.

Os romanos criam o primeiro serviço de coleta de lixo de rua.

1031

O Japão desenvolve um sistema de reutilização da matéria-prima do papel.

1348

A Peste Negra atinge a Europa vinda da Ásia, trazida por ratos a bordo de navios. A sujeira nas grandes cidades facilita a propagação da doença que mata milhares de pessoas.

1690

O Moinho Rittenhouse da Filadélfia, nos Estados Unidos começa a reciclar papel a partir da fibra obtida de trapos de algodão e linho.

1810

Para que os soldados pudessem levar comida nas longas marchas, ingleses criam as primeiras latas de metal. Era um aperfeiçoamento do invento do francês Nicholas Appert, destinado a abastecer as tropas de Napoleão.

1853

Começaram a ser usadas as primeiras embalagens de papel para diversos produtos.

1865

Criado o Exército da Salvação em Londres. Entidade emprega as pessoas mais pobres para coletar e reciclar materiais usados.

1874

É criado o primeiro serviço de incineração de lixo na cidade de Nottingham, Inglaterra.

1897

Inaugurado o primeiro centro de reciclagem de materiais em Nova York, no qual metais, papéis, tecidos e cordas são separados.

1904

Criado o primeiro centro de reciclagem de alumínio em Chicago e Cleveland.

1939-1945

Milhares de toneladas de materiais são reciclados nos países aliados para ajudar no esforço da guerra contra o Eixo.

Década de 1950

Surgem novas matérias-primas, como as resinas plásticas, derivadas de petróleo aumentando a quantidade de produtos descartáveis.

1968

A indústria de latas de ferro e alumínio reconhece a importância de reaproveitar a matéria-prima e introduz um programa em larga escala de reciclagem. Nos Estados Unidos é lançada campanha “Ban the Can” (elimine as latas) para evitar o problema do lixo.

1972

Os astronautas da Apollo 17 tiram à primeira imagem da face iluminada da Terra. A imagem foi utilizada pelo movimento ambientalista então nascente para mostrar a vulnerabilidade do planeta e a necessidade de preservá-lo. A conferência de Estocolmo inicia o debate sobre os limites do desenvolvimento econômico e as ameaças para o futuro da humanidade.

1973

O PET passa a ser usado como matéria prima das garrafas. A reciclagem desse material começa a ser feita em 1977 e ganha força em 1991 a partir do maior uso das garrafas por empresas de refrigerantes.

1985

O bairro de São Francisco, em Niterói inicia a primeira experiência brasileira de coleta de lixo.

1987

Relatório Brundtland coordenado pela ex-primeira dama da Noruega. Gro Brundtland define o conceito de desenvolvimento sustentável. A barcaça Mobro percorre o litoral de vários estados norte-americanos e chega até a América Latina na tentativa de se livrar de um carregamento de lixo. É o início à discussão sobre o que fazer com o excesso de rejeito nas grandes cidades.

1989

Nasce em São Paulo a Coopamare, a primeira cooperativa de catadores de materiais recicláveis do País.

1990

Em Belo Horizonte é criada a Asmare, reunindo moradores de rua.

1992

Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento (Rio 92) resulta na assinatura de acordos mundiais para a proteção do meio ambiente. No Brasil é criado o CEMPRE.

Final do século 20

Novas tecnologias permitem o reaproveitamento de materiais e a fabricação de mais produtos com matéria-prima reciclada.

2007

Sancionada a Lei Nacional de Saneamento Básico reconhecendo as cooperativas de catadores como agentes de saneamento.

2008

O Brasil recicla algo em torno de 12% do lixo urbano (140 mil ton/dia). Esta entre os maiores do mundo na reciclagem de latinhas de alumínio, papelão, plástico tipo PET e Longa Vida.

Fonte: Reciclagem ontem, hoje, sempre.

Edição - CEMPRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário